O sistema de vigilância sanitária, possuí três órgãos de fiscalização, sendo um em cada esfera administrativa pública. As quais são: Federal, Estadual e Municipal.

O órgão Federal é chamado de ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as denominações Estaduais e Municipais, variam de acordo com cada região.

As empresas que necessitam seguir os padrões obrigatórios de vigilância sanitária, são empresas que fabricam, distribuem, transportam, vendem as cinco classes de produtos, os quais são:

  • Alimentos;
  • Saneantes;
  • Produtos para Saúde (Correlatos);
  • Cosméticos;
  • Medicamentos;

Além disso, a vigilância sanitária, destina-se também aos serviços de saúde, beleza e bem-estar. Podendo esses ser:

  • Clínica de Estética;
  • Clínicas Médicas;
  • Clínicas Odontológicas;
  • Clínicas de Radiologia;
  • Clinícas Veterinárias;
  • Estabelecimento de Atendimento em Podologia;
  • Salão de Beleza.

Encontre aqui a melhor regularização para você



As Clinicas e Centros de Estética estão sujeitos à regras sanitárias necessitando de licença sanitária de funcionamento. Para obter esta documentação é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.
As clinicas de radiologia bem como todos os equipamentos emissores de radiação ionizante estão sujeitos às regras sanitárias necessitando de licença sanitária de funcionamento e inscrição junto ao CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Para obter estas documentações é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.

As clinicas médicas sejam aquelas que somente realizam consultas, sejam aquelas que realizam procedimentos ambulatoriais ou cirúrgicos, estão sujeitas à regras sanitárias necessitando de licença sanitária de funcionamento e inscrição junto ao CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de saúde
Os estabelecimentos de assistência odontológica estão sujeitos à regras sanitárias necessitando de licença sanitária de funcionamento e inscrição junto ao CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Para obter estas documentações é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.
As clinicas veterinárias estão sujeitas à regras sanitárias necessitando de licença sanitária de funcionamento. Para obter estas documentações é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.
As dentais por comercializarem produtos sob regime de vigilância sanitária precisam possuir a licença sanitária de funcionamento em nível local e a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) emitida pela ANVISA. Para obter estas documentações é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.
Distribuidores de produtos sob regime de vigilância Sanitária (Alimentos, Cosméticos, Saneantes, Medicamento, Produtos e Equipamentos de Saúde) precisam possuir a licença sanitária de funcionamento em nível local e a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) emitida pela ANVISA. Para obter estas documentações é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.
As drogarias pelas recentes legislações em vigor deixaram de ser apenas um comércio de medicamentos e de outros produtos sob regime de vigilância sanitária e passaram a ser uma unidade de saúde de assistência farmacêutica devendo englobar novas atividades no sei dia à dia. Para obter estas documentações é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo as diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.
Os estabelecimentos de atendimento em podologia estão sujeitos à regras sanitárias necessitando de licença sanitária de funcionamento. Para obter esta documentação é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.
As indústrias de produtos sob regime de vigilância sanitária estão obrigadas a possuir licença sanitária em nível local e a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) emitida pela ANVISA.

Esta condição é fundamental para que se possa efetuar o registro e/ou cadastramento de produtos.

Para obter esta documentação é necessário seguir as regras de boas práticas de fabricação (BPF) pertinentes a cada classe de produto fabricado.
A equipe do INBRAVISA possui grande expertise na área e poderá auxiliar de forma decisiva para a obtenção destas documentações.
Transporte de produtos sob regime de vigilância Sanitária (Alimentos, Cosméticos, Saneantes, Medicamento, Medicamento Controlado, Produtos e Equipamentos de Saúde) precisam possuir a licença sanitária de funcionamento em nível local e a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) emitida pela ANVISA.

A nível de transporte a legislação entende que haja três tipos de fase trabalho efetuado: Armazenamento, Distribuição e Expedição de Produtos, cada fase é separada por normas da ANVISA e pelas classes de produtos.

Para obter estas documentações, é necessário implantar um sistema de boas práticas envolvendo diversas atividades desenvolvidas nestes estabelecimentos. A equipe técnica do INBRAVISA possui grande expertise nesta área e certamente será um grande parceiro para o seu negócio.